Conheça os tipos de apartamentos disponíveis no mercado
A depender da necessidade de cada pessoa ou familia, existem tipos de apartamentos que facilitam e atendem cada necessidade

Se você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas relacionados ao custo benefício de cada opção, além das vantagens que cada um possa oferecer, preparamos esse post para que você possa entender melhor as opções de apartamentos disponíveis no mercado imobiliário. Antes de se mudar ou comprar seu imóvel, você precisa saber mais.
Apartamento padrão, kitnets, lofts, studios, flats… qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
O Cubo Casa é especialista no assunto “lar” e vai ensinar os conceitos e benefícios de cada tipo de apartamento!
Apartamento padrão
O apartamento padrão é o tipo mais conhecido aqui no Brasil. As divisões internas são bem perceptíveis. Possuem em média de 2 a 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e vagas de garagem, podendo também possuir suítes, varanda, lavanderia e escritório.
Os condomínios de apartamentos deste tipo costumam ter alguns atrativos nas áreas comuns, como piscina, academia, salão de festas, playground, quadra de esportes e churrasqueira. Assim como as casas, os apartamentos padrão são os mais procurado por famílias por oferecer maior conforto.
Quitinete (ou Kitnet)
No Brasil as quitinetes são bem conhecidas. Tratam-se de apartamentos pequenos, normalmente medindo de 20 a 30m² sendo o tipo ideal pra quem quer morar sozinho, ou em casal.
No espaço, quarto e cozinha são integrados, sendo apenas o banheiro separado por paredes. É um tipo de imóvel comumente alugado por universitários pois, em grande parte dos casos, possui mobília completa quando localizado em regiões de faculdades, o que é um grande facilitador para quem vai morar em outra cidade por um período curto de tempo.
Outro grande benefício das Quitinetes são os valores de venda e a localização, já que na grande maioria das vezes são construídos em pontos estratégicos como perto de estaços de metrô, shoppings, parques, dentre outros.
Studio
O studio é bem semelhante às quitinetes, porém pode possuir algumas divisões internas, como um quarto privativo. Também são um pouco maiores, podendo ter até 50m². Geralmente estão localizados em áreas estratégicas nas grandes cidades, com boa infraestrutura.
Os condomínios de studios em sua maioria podem possuir facilidades semelhantes aos de apartamentos convencionais, como piscina, academia e salão de jogos.
Loft
O conceito de loft surgiu nos Estados Unidos entre os anos 60 e 70. São antigos galpões industriais ou comerciais que foram convertidos em moradia. No Brasil, muitos projetos são denominados lofts por possuírem pé direto alto, janelas grandes e mezaninos, porém são construções novas e nunca foram galpões industriais anteriormente. Estes podem ser denominados duplex e geralmente possuem um custo 20% mais altos que outros apartamentos em uma mesma região.
Confira algumas características específicas dos lofts estilo americano:
- pé direito maior que 3,20m
- chão de cimento
- tubulações e tijolos a vista
- ausência de divisões internas
- janelas grandes
Flat
Flats são apartamentos um pouco maiores que quartos de hotel e oferecem alguns serviços de hotelaria, como limpeza dos quartos, serviços de lavanderia e refeições diárias, cobrados junto da taxa mensal de condomínio. São o tipo de imóvel ideal para quem leva uma vida corrida e procura conforto e praticidade.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.