O telhado aparente é quando o telhado de uma residência se torna parte da decoração da casa. Uma fachada muito estilosa, econômica, que vem há alguns anos conquistando até os corações mais exigentes.
A grande vantagem desse tipo de telhado é o acabamento em telha de barro, cerâmica, concreto ou branca que são mais baratas e oferecem maior conforto térmico.
Apesar de sua matéria-prima ser considerada um tanto rústica em alguns projetos, tem por característica maior durabilidade e baixo custo com manutenção no médio prazo, posto que as telhas são pesadas e dificilmente levadas com os ventos.
Os telhados aparentes também podem ser trabalhados em cores, texturas, luzes e em projetos sustentáveis como na utilização da luz solar, seja na implantação de um sistema fotoelétrico ou mesmo de painéis solares para a obtenção de água quente.
Acompanhe agora 10 modelos de fachadas de casa com telhado aparente que nossa equipe selecionou para você:
Conforto e simplicidade

Uma das grandes vantagens desse projeto é a simplicidade de suas formas. Uma fachada perfeita para quem precisa pagar pouco, mas quer ter qualidade e um espaço bonito.
Claro e escuro

O jogo de contrastes no telhado aparente, com as telhas de cores claras e escuras, oferece um ar sofisticado e ao mesmo tempo não muito exigente.
Aproveitamento da luz solar

Na pegada sustentável, as fachadas de telhado aparente são ideais para aproveitar a luz solar e à noite poderão ser usados lâmpadas de células fotoelétricas. Economia e sustentabilidade!
Painéis solares

Outra tendência é usar nos telhados aparentes painéis solares para a captação de aquecimento e geração de energia através dos raios solares. Existem empresas especializadas na área com projetos inovadores.
Muitas águas

Combinar o telhado aparente com muitas águas é esteticamente muito mais bonito, mas requer uma manutenção maior!
Lá na roça

O telhado aparente é muito utilizado nas casas do interior de Minas Gerais. Especialmente atraente para as regiões mais frias uma vez que seu vão serve de calefação e regulação térmica, mantendo a casa fresca durante o dia e aquecida durante à noite.
Transparência é tudo!

O mais interessante nesse tipo de projeto é que ele proporciona maior transparência: veja a leveza desse telhado aparente composto com vidro.
Vão livre

Vão-livre é uma técnica de arquitetura da década de 1960 que tem por objetivo criar uma sensação de amplitude nos espaços.
Pé-direito alto

Marca registrada de grandes construções retrôs das décadas de 1950 e 1960, o pé direito alto é a característica das casas bem estruturadas e termicamente bem protegidas.
Estrutura sólida e aparente

Uma estrutura sólida e aparente é visualmente muito convidativa, sobretudo nas festas natalinas quando queremos decorar tudo o que vemos pela frente. Veja como esse projeto ficou criativo!
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.