O que é um porteiro remoto? conheça as portarias eletrônicas digitais
Com o avanço da tecnologia e a busca por redução de custos, os condomínios têm optado por soluções para substituir porteiros tradicionais.

Índice
Com o avanço da tecnologia e a busca por redução de custos, os condomínios têm optado por soluções para substituir porteiros tradicionais. O porteiro remoto emerge como uma eficaz alternativa, reduzindo custos operacionais, mantendo a segurança e gerenciando o acesso à propriedade para entregas e visitantes.
Por isso nós do Cubo Casa desenvolvemos esse conteúdo explicando o que é um porteiro remoto e como funcionam as portarias eletrônicas digitais.
O que um porteiro remoto?
Um porteiro remoto é um sistema de entrada de prédio ou residência que possibilita o acesso à propriedade para visitantes, entregadores e, por vezes, até mesmo residentes. Ele consiste em um vídeo porteiro instalado na entrada do imóvel e uma equipe de operadores externos. Esses operadores podem visualizar e se comunicar com qualquer pessoa que busque acesso à propriedade, concedendo ou negando acesso de forma remota. Além do videoporteiro, o sistema de porteiro remoto pode incluir câmeras de segurança distribuídas pelo edifício, permitindo que os operadores monitorem as instalações de maneira abrangente.
Quais são os tipos de porteiro remoto?
Existem diversos tipos de porteiro remoto no mercado, são eles:
- Porteiro remoto com câmera
- Porteiro remoto sem câmera
- Porteiro remoto para casas
- Porteiro remoto para condomínios
- Porteiro remoto controlado por operador virtual
Abaixo trazemos algumas imagens dos tipos mais utilizados e casas e condomínios




Como funciona um porteiro remoto?
Um porteiro remoto funciona quando um visitante usa a portaria virtual instalado na frente do prédio para chamar o “porteiro”. Como não há porteiro no local, a ligação vai para uma operadora virtual. O operador externo vê e fala com o visitante para verificar sua identidade antes de conceder acesso à propriedade.
O operador virtual pode ser um call center, funcionários do prédio ou até mesmo residentes. Como um intercomunicador de vídeo envia o feed de vídeo e áudio diretamente para um smartphone ou computador, o operador não precisa estar no prédio para ver e falar com o visitante. Um mecanismo de liberação da porta permite que eles abram a porta para o visitante remotamente. E se o prédio tiver porta automática, o visitante pode entrar sem nem tocar na porta.
Para que serve um porteiro remoto?
O objetivo de um porteiro remoto é oferecer os mesmos serviços de cortesia e segurança de um porteiro presencial, mas de um local distante. Comum em prédios de apartamentos com vários inquilinos, os porteiros são responsáveis por manter a segurança do prédio e fornecer acesso à propriedade para visitantes e entregadores.
A portaria remota pode ser acessada atraves do celular ou através de um serviço remoto de portaria onde o operador virtual fica encarregado de fazer o atendimento.
Benefícios de um porteiro remoto
- Custos operacionais reduzidos, pois um porteiro virtual pode supervisionar vários prédios ao mesmo tempo
- Nunca perca uma entrega ou visitante
- Assistência para bloqueios residentes
- Valor agregado do imóvel porque prédios de apartamentos com porteiro custam em média 12% a mais do que prédios sem porteiro
O Cubo é compativel com porteiro remoto e video porteiro?
Uma das perguntas que mais chega pra gente, é se o Cubo é compativel com porteiro remoto, video porteiro ou interfonia celular.
Sim o Cubo é compativel, quando o entregador toca você o ve pela câmera e libera o Cubo em penas dois cliques.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa-volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.