Como escolher as flores mais apropriadas para o jardim?
As flores traduzem cor e suavidade ao seu jardim, mas você sabe como escolher as mais apropriadas? Nesse post você verá como escolher as flores mais adaptáveis ao seu jardim e como mantê-las viçosas e lindas por mais tempo.

Um jardim expressivo e bem decorado tem como característica principal as flores que o compõe. As cores de suas pétalas, seus formatos delicados e leves são essenciais para sua composição. Porém sabemos que no país há um sem número de flores e nem sempre sabemos como escolher as que são mais adaptáveis ao nosso projeto.
Por isso, alguns passos iniciais são necessários antes de escolher as flores mais apropriadas para o seu jardim:
- Verifique o tipo de solo
- Verifique a incidência de sol, calor e sombra
- Certifique-se de manter o solo bem irrigado e adubado.
Estabelecido esses três passos iniciais você deverá buscar flores mais adaptáveis aos espaços definidos. Isso é importante porque há flores mais robustas que podem ser plantadas direto no solo, há outras que precisam de sombra e de pequenos vasos ou canteiros para proliferarem e outras ainda que preferem as estufas e ambientes mais abafados.
Seja como for, por mais trabalhosa que seja, a composição de um jardim é uma tarefa gratificante que pode ser aproveitada por toda a família.
Veja agora algumas flores que você poderá ter em seu jardim:
Rosas
As rosas são conhecidas como as flores do amor e da paixão

As rosas são, talvez, as flores mais famosas nos jardins em todo o mundo: as rosas são resistentes e amam o sol. Um solo bem adubado, irrigado regularmente e com boa incidência de sol é perfeito para o cultivo de rosas. Elas podem ser plantadas em vasos, delicadas como as rosas mariquinhas, ou diretamente no solo, com inúmeras variações de cores e texturas.
Escolha as mudas entre 30 e 70cm, com folhas viçosas e pelo menos dois botões. Reza a tradição que sua poda só poderá ser feita ao longo dos meses sem “r”.
Orquídea
As orquídeas são conhecidas como as flores da riqueza, pureza e o bom gosto.

As orquídeas são bem adaptáveis tanto nos ambientes internos quanto externos. Gostam de sombra, umidade e calor. Viçosas, possuem uma infinidade de formas, texturas e tons vibrantes.
Na natureza, existem cerca de 40 mil espécies de orquídeas registradas e catalogadas, que formam uma das maiores famílias vegetais do planeta.
Para cultivá-las em vaso você precisa usar um substrato, o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip de madeira ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos que deverão ser trocados de tempos em tempos.
Elas também podem ser colocadas amarradas nas árvores, onde criarão raízes para se alimentarem dos substratos dessas. Importante adubá-las de tempos em tempos com adubo orgânico ou químico. Atenção para que suas folhas não fiquem amareladas: caso isso ocorra troque-a de lugar imediatamente.
Bromélia
As bromélias são conhecidas como as flores da resistência e da força interior

As bromélias são belíssimas plantas que são encontradas em muitas partes do Brasil e do mundo. Uma família extensa, de diferentes espécies e formas de habitat.
Seus locais de origem costumam apresentar alto teor de nutrientes orgânicos e pH mais alto, por isso é muito importante que, antes de cultivá-las, haja uma preparação no solo. Tal como as orquídeas, o plantio das bromélias deve ter um substrato com baixa densidade para garantir boa aeração e drenagem da água de chuvas e regas – é encontrado facilmente nos comércios para jardinagem.
Bromélias epífitas não usam substrato – elas podem ser amarradas nas árvores. As bromélias dos gêneros Vriesia, Neoregelia, Aechmea, Billbergia, Guzmania e Canistrum possuem tanque dentro da roseta de folhas e costuma-se deixá-lo sempre com um pequeno filme d’água.
Não é necessário podar ou regar constantemente, apenas em ocasiões de seca. Observe a umidade da terra. Nunca a deixe encharcada: isso pode fazer com ela apodreça. Viçosas e alegres ficam muito bem dispostas na frente do jardim ou como um elemento de destaque.
Amor-perfeito
O amor perfeito representa o amor duradouro e as recordações.

Uma plantinha simples e muito bonita para se ter num jardim é o amor-perfeito. Originária da Europa, essas plantinhas de flores delicadas oferecem um destaque para seu jardim. atendem pelo nome científico de Viola × wittrockiana ou Viola tricolor.
Prefere clima ameno, com temperaturas entre 15 °C e 25 °C. Não suporta bem altas temperaturas.
O amor perfeito pode ser encontrado de diversas formas na natureza: geralmente, combinam três cores. Também há as flores bicolores e de uma única cor. Suas flores não ultrapassam os 30 cm de altura (tem normalmente de 15 a 25 cm de altura), produzindo flores que em média têm cerca de 6 cm de diâmetro.
O amor perfeito se dá bem em várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH do solo entre 5,5 e 6. Seu solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Elas gostam de sol, luminosidade e um pouco de sombra, clima ameno e você pode dispor dela em vasos, jardineiras ou canteiros de jardins.
Begônia
Conhecida como a flor da simpatia, gratidão e cordialidade.

A família Begoniaceae possui cerca de mais de 1000 espécies, por isso, as Begônias se apresentam de forma diversificada.
As begônias gostam de solos férteis e úmidos, a mais conhecida é a Begonia tuberosa que é perene (duradora) e tem flores grandes e coloridas, que variam do branco ao vermelho e se assemelham a rosa.
A begônia pode ser plantada a partir de sementes, muda ou estaca (galho). Nos vasos, pedem varandas sombreadas. É necessário regá-la à cada dois ou três dias, mais frequentemente no verão e quando não houver chuva (por isso, cuidado com o excesso de umidade) Água só nas raízes para que suas flores e folhas não apodreçam.
Uma flor que floresce ao longo do ano todo, perfumada, delicada e de fácil cultivo.
Bela da manhã
Uma flor que expressa amizade e alegria de viver

A Bela da Manhã é uma planta herbácea, ereta e florífera de pequeno porte. Suas flores delicadas são um verdadeiro mimo nos jardins.
O cultivo da semente de bela da manhã deve ser feito sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sua floração é abundante durante a primavera, verão e outono.
Verbena
A Flor de Vênus pode significar rejuvenescimento, bem-estar e romance.

As verbenas são flores coloridas, proliferas, que embelezam os ambientes de maneira estonteante. Verbena Sortida, também conhecida como Camaradinha, da espécie Verbena x híbrida uma planta herbácea com flores miúdas, podem ser encontradas nas cores rosa, vermelha, azul, branca, roxa e mesclada.
Sua ramagem delicada dá margem a um jardim campestre – no passado suas flores serviam para forrar encostas e terrenos descampados.
Pode ser plantada em vasos, nos canteiros e jardins, com fácil cultivo. Gostam de sol, podendo chegar de quinze a trinta centímetros e é tolerante ao frio.
Antes de plantar a verbena é importante que haja um substrato para que o solo não retenha muita água e seja rico em nutrientes. Regar três vezes por semana, mas brevemente. Cortar as folhas secas e amareladas. Quando as flores caírem, procure replantar a planta, e podar um pouco de suas folhas e raízes para que ela não morra e possa florir novamente.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volume e objetos inteligente e caixa de correspondência remota. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.