As pedras oferecem um revestimento de alta relação custo-benefício: duráveis, sofisticadas, luxuosas e discretas devem ser a primeira escolha de quem está buscando uma fachada ou muro com associação a elementos naturais.
Além de conferir um aspecto de solidez às residências, o uso de pedras na decoração de fachadas e muros também contribuem para a diminuição da incidência de raios solares, tornando os ambientes mais frescos e agradáveis, como um isolamento térmico natural, ainda mais se combinados com plantas, árvores e folhagens densas, próprias para a decoração de exteriores.
Pedra São Tomé

Mais conhecida por decorar os espaços de lazer como a piscina, a pedra São Tomé pode ser utilizada de diversas formas: nas fachadas podem ser utilizadas em canjiquinhas, em placas e filetadas. Essas pedras tem uma característica única: sua extração é feita unicamente na cidade de São Tomé das Letras, no Sul de Minas Gerais e podem ter coloração branca, amarela, rosa e mesclada.
Pedra Bolão

Recebe esse nome por não receber nenhum tratamento, nenhuma lapidação. De cores fortes e formato arredondado, muitas pessoas gostam desse aspecto rústico para o exterior das residências. Muros e fachadas extremamente fortes!
Pedra Portuguesa

Uma pedra rústica, de calcário e basalto, oriunda de Portugal de baixo custo, mas que oferece um visual belíssimo às construções. Sabe o famoso calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro? pois é, ele é feito de pedras portuguesas. Resistentes, são perfeitas para a composição de bases, calçadas, muros, encostas e atualmente muito utilizadas nas fachadas. Podem ter tonalidades que variam dos tons de castanho, vermelho, azul, preto, cinza e amarelo.
Ardósia

A ardósia é uma pedra metamórfica, grãos finos e geralmente de cor verde. São comercializadas em placas, geralmente para fins de revestimento externo. São elegantes e usadas em ambientes mais reservados por terem uma tonalidade que varia dos tons de cinza, ferrugem, grafite, verde ao preto. Recomenda-se o uso de impermeabilizante para garantir maior durabilidade e uma manutenção bienal.
Miracema

Também chamada de pedra lajinha é um granito, usado de forma rústica, sem lapidação. Excelentes para serem usadas na composição de muros, revestimento de calçadas, rampas e escadas, oferecem ainda um aspecto sofisticado para as fachadas se combinados com outros elementos. Essas pedras podem ser encontradas nas tonalidades cinza, branca, amarela e rosa.
Pirenópolis

Encontradas na cidade de Piranópolis em Goiás, essas pedras compostas de diversas camadas são muito resistentes. Excelentes para revestimentos na parte externa. Possuem formatos e cores diferentes quando valorizados seu relevo nos muros e nas fachadas. Também podem ser usadas nas áreas de lazer, para dar um ar jovial.
Pedra Madeira

A pedra madeira tem origem metamórfica, é muito utilizada tanto em espaços internos quanto externos. Encontrada em diferentes cores e tamanhos, a pedra madeira é perfeita para conceber um ambiente sofisticado em harmonioso. Por serem compostas do mineral quartzo, são ásperas e antiderrapantes, com cores de tonalidade amarela, branca, rosa, vermelha, verde, bicolor (vermelha e bege) e amarelo ouro.
Pedra Ferro

De origem vulcânica, essa pedra tem uma tonalidade escura, rústica e envelhecida, tal como uma ferrugem, o que dá um ar de sobriedade e luxo aos espaços.
São encontradas em filetes e mosaicos ideais para comporem com outros materiais, de tonalidades mais claras. Durabilidade e resistência, alguns especialistas recomendam o uso de um impermeabilizante para assegurar o brilho do revestimento quando nas partes externas.

Agora que você já conhece os principais tipos de pedras usados nos muros e fachadas residenciais, siga o blog do Cubo Casa para mais conteúdos como esse!