Criados para deixar o ambiente mais fresco e arejado, os jardins de inverno são perfeitos para criar espaços de convivência naturais. Eles podem ser abertos, fechados, com ou sem paredes, grandes ou pequenos, integrados ou não ao interior de algum cômodo da casa.
Uma área propícia ao descanso, mas que também pode ser um quadro vivo. Inúmeras são suas disposições e você poderá ter um espaço natural suave, mesmo estando nos grandes centros.
- Os modelos abertos, sem telhado, pedem portas blindex ou vidro para reterem as chuvas.
- Os modelos sem paredes são os que permitem uma convivência direta, integrado com o interior da casa.
- Já os jardins de inverno fechados são projetos que não são integrados com o ambiente e, na maioria dos casos, a divisão é feita através de vidros, separando os ambientes, mas sem ocultar o projeto.
Seja qual for sua opção, ter um jardim de inverno pode proporcionar sensações muito agradáveis para todos os moradores. Agora nossa equipe selecionou 5 opções de jardins de inverno perfeitas para a ambientação de seus espaços, confira!
Leia também: Como combinar um pomar na arquitetura de sua casa
Embaixo de escadas e porões

Uma excelente alternativa para aproveitar o vão que geralmente fica vazio – ou servindo de “cantinho da bagunça”. Uma composição e plantas rústicas, flores delicadas e elementos decorativos naturais ou obras de arte podem compor um espaço refinado.
Corredor natural

Aproveite o corredor da casa para uma ambientação natural surpreendente – opte por plantas resistentes como bromélias, cactáceas, espadas de São Jorge acompanhadas de iluminação natural como um nicho ou telhado de vidro.
Varanda verde

Na varanda, sobretudo dos sobrados e apartamentos, podem ser organizados espaços perfeitos para o descanso em meio ao verde. Você pode escolher plantas e flores coloridas que serão dispostas em vasos de diferentes tamanhos. Aproveite para colocar uma mesa de café da manhã ou dois ganchos para redes e tenha um lugar perfeito para cafés tranquilos e cochilos.
Espaço gourmet

Transforme sua cozinha num espaço gourmet sofisticado – um jardim de inverno na lateral pode proporcionar mais claridade natural, leveza e frescor. Escolha plantas para interiores que se adaptem à espaços fechados, mas não deixe de ter cuidados especiais para com elas, afinal, as plantinhas sentem!
Acorde na natureza

Em residências mais amplas, com espaços livres ao lado dos quartos de dormir, ter um jardim de inverno pode ser uma alternativa surpreendente – primeiro, um espaço reservado para pensar e estudar. Um reservado, ideal para quem quer que o quarto fique protegido e uma fonte de inspiração. Acordar e ver a natureza de perto é um privilégio para poucos. Se você tem essa oportunidade, aproveite-a! é recompensador!
Leia também: Como escolher as flores mais apropriadas para o jardim
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.