A fachada de uma casa diz muito sobre seus moradores, por isso, é essencial escolher bem os tipos de elementos para compô-la com praticidade e sem abrir mão do luxo e da sofisticação.
Há quem goste dos tipos de fachadas mais clássicos como a tradicional fachada pintada que acompanhe os tons mais modernos ou em madeira, similares a um chalé ou casas de campo. Outros apreciam a rusticidade das pedras decorativas, o que garantem um ar de solidez e firmeza. E também há aqueles que preferem a modernidade e o luxo dos porcelanatos e do aço corten.
Nesse post vamos apresentar as vantagens de cada um desses tipos de revestimentos para fachadas de casa e você terá algumas ideias de como organizar os elementos e, mesmo, mesclá-los em diversas composições.
Pintura

Muito comum e muito mais em conta do que os demais revestimentos, a pintura na fachada ainda é a mais usada, sobretudo quando o acabamento precisa ser logo terminado.
De fácil aplicação, o aconselhado é que a tinta seja própria para exteriores como a tinta acrílica emborrachada. Segundo especialistas da área está é considerada a tinta ideal para uso em muros e fachadas, pois previne mofo, não desbota e é muito resistente às ações do tempo.
O único inconveniente dessa técnica é uma manutenção de dois em dois anos porque a tinta não tem uma durabilidade muito longa.
Madeira

Lindas e envolventes, as fachadas em madeira são sinônimo de aconchego e refinamento. A madeira proporciona o isolamento térmico e acústico das residências. O arquiteto deverá optar por madeiras como o Cedro, Jatobá, Cumaru, Ipê, Tatajuba e Massaranduba.
O tratamento deverá ser feito com impermeabilizante e verniz marítimo – contrate um especialista – afinal, a manutenção deve ser constante e atenção redobrada para possíveis danos ocasionados pelo tempo e por ação de microrganismos (fungos, cupins, bactérias).
Aço Corten

Uma fachada sóbria e elegante, traduz requinte e ao mesmo tempo, austeridade. Especialmente para quem busca criar espaços rústicos, combinados com elementos como pedras, cimento, tijolos aparentes, madeira e até mesmo os revestimentos.
Vale lembrar que o aço corten é uma chapa de ferro, e assim, tende a oxidar. Para evitar essa deformação, é aconselhável que se passe uma demão de verniz, pois o processo de oxidação do mesmo produz farelo de ferro que se solta ao toque. Além de promover maior durabilidade, a aplicação anual de verniz mantém o aspecto brilhante da chapa de aço.
Concreto (Blocos/ Armado)

Um material versátil com diversas formas de aplicação. São resistentes e possuem maior durabilidade.
O concreto, seja em blocos ou mesmo concreto armado são mais baratos e duram uma eternidade, sem precisar de muitas reformas, podendo ser combinado com outros materiais para garantir maior leveza, como o vidro, a madeira, o porcelanato e o aço corten.
Tijolo aparente ou a vista

O tijolo aparente é muito utilizado em construções industriais e no interior, onde ganha contornos bem suaves com a composição de outros materiais como a madeira e as pedras.
Há quem opte por uma parede de tijolos aparentes ou destaque algum canto da casa como a área da lareira, por exemplo. Mas esse recurso ainda é muito mais versátil e você poderá aproveitá-lo sem medo como parte principal de sua fachada. sua instalação deve seguir um padrão para maior harmonia e sua manutenção é relativamente simples, como o uso de impermeabilizante e verniz. Essa aplicação durará de dois a cinco anos, em média.
Porcelanato

O porcelanato é o revestimento ideal para as regiões muito úmidas. Impermeável e resistente, seus variados modelos e texturas ajudam a manter a temperatura interna mais agradável. Seu acabamento é muito bonito, sóbrio e elegante.
Não requer nenhuma manutenção a não ser que haja muitas intempéries e algumas placas se soltem, você não precisará fazer muitos reparos no longo prazo.
Pedras

As pedras são os revestimentos mais versáteis e diversificados que você poderá utilizar na composição de sua fachada. Não requerem grandes manutenções e você terá uma fachada imponente, sólida e ao mesmo tempo visualmente agradável, se souber combinar os elementos de forma harmoniosa.
Você pode usar diferentes tipos de pedras como revestimento para fachada como pedras polidas, em mosaicos ou filetes, a clássica pedra canjiquinha. A Pedra Miracema, a Pedra Ferro, pedra São Tomé e portuguesa também oferece acabamentos surpreendentes.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.