Os revestimentos em 3D são ideais para quem deseja uma fachada moderna e elegante. Há diversos materiais e texturas que podem ser adaptadas aos diversos estilos arquitetônicos.
Ao contrário do que se posa imaginar, aplicar revestimento numa casa não é algo tão caro – com o projeto certo e profissionais qualificados, você consegue ter uma fachada antenada com as novas tendências e o mais importante: gastando muito pouco.
Nesse post você entenderá um pouco melhor sobre os revestimentos 3D para as fachadas.
Quais as vantagens desse tipo de revestimento?
Eis algumas das vantagens do revestimento 3D para ambientes externos:
- Efeito moderno e elegante
- Variedade de modelos e texturas
- Durabilidade
- Relação custo-benefício
- Fácil e rápida instalação
Vale lembrar que a escolha de bons profissionais e a correta utilização dos materiais e técnica apropriadas são fundamentais no resultado do acabamento.
Menos é mais – os revestimentos 3D devem ser combinados com paredes lisas e elementos naturais. Evite utilizar mais de dois tipos de revestimentos para não carregar visualmente o ambiente. Na dúvida, contrate um arquiteto ou designer de interiores para ajudar na combinação dos espaços, com estética e atenção aos detalhes.
Cimentício

Os revestimentos feitos em cimento garantem maior durabilidade e resistência à água. Sua aplicação é bem simples, bastando a superfície lisa para a aplicação com argamassa colante.
Ideal para todos os tipos de ambientes, confere um ar austero se mantidos na cor original, mas podem contemplar diversas ambientações, com a aplicação de pinturas, por exemplo.
Por serem constituídos de um material mais pesado, seu custo final tende a ser um pouco mais caro. Entretanto, vale a pena o investimento pela durabilidade do produto no longo prazo.
Cerâmico

O revestimento 3D cerâmico vem sendo o queridinho dos arquitetos e designers de interiores. Seguindo a mesma qualidade dos revestimentos cimentícios, os cerâmicos são duráveis, resistentes e consistem num investimento valioso no longo prazo.
São diversos modelos, texturas e padrões, entretanto, apesar de fácil aplicabilidade e vantagens, são produzidos em poucas fábricas, o que pode encarecer o produto ao consumidor final.
Gesso

Os revestimentos 3D em gesso são os mais fáceis de encontrar. Material leve e de fácil transporte, melhor relação custo-benefício e facilidade em encontrar peças de reposição (por sua produção em massa).
Embora sejam usados na parte externa, seu uso é mais aconselhado nas partes internas, por terem baixa resistência à água.
Existem atualmente revestimentos 3D em gesso que são mais resistentes à água, como o Blok Gesso, fabricados com impermeabilizante o que permite seu uso na fachada, cozinha, banheiros, lavabos e áreas de lazer.
Agora que você já conhece os principais tipos de revestimentos 3D para fachadas residenciais, siga o blog do Cubo Casa para mais conteúdos como esse!