O uso do cimento queimado na decoração tem ganhado bastante força, quando o estilo decorativo industrial se tornou tendência. Ele dá mais modernidade para o ambiente, garantindo um resultado incrível. Por se tratar de um revestimento muito versátil ele oferece muitas opções de aplicação.
Levemente manchado e muito versátil, o material pode ser utilizado em muitos ambientes, como sala, cozinha, banheiro, dormitório e varanda. Outro ponto positivo é que ele é de fácil manutenção e extremamente durável, ou seja, você não vai ter que se preocupar em renová-lo em curtos períodos.
Seu baixo custo comparado ao de outros revestimentos também é um fator que favorece essa escolha, popularizando o material, que é versátil e pode ser aplicado tanto no piso como nas paredes.
Por isso nós do Cubo Casa elaboramos esse conteúdo onde mostramos os tipos de cimento queimado para aplicar na sua decoração. Confira!
O que é cimento queimado?

Apesar do nome, o cimento queimado não envolve nenhum processo com fogo ou altas temperaturas. É, na verdade, uma argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação.
O cimento queimado tem, em média, 30cm de espessura e é preparado sobre o contrapiso úmido ou sobre uma superfície áspera que garante aderência. Para aplicar o pó de cimento alisado sobre essas superfícies, pode ser usada uma desempenadeira ou, então, uma colher de pedreiro.
No processo de preparo do material, é possível evitar o surgimento de rachaduras e obter uma aderência melhor por meio do uso de aditivosadições, como a sílica ativa.
O processo de alisamento do pó de cimento sobre a argamassa úmida é o que chamamos de “queimar o cimento”. Essa etapa deve ser feita até que o cimento fique totalmente liso e uniforme, usando juntas de dilatação no piso a cada 2m para evitar rachaduras.
É sempre bom lembrar que cimento e concreto são conceitos diferentes. O concreto é o compósito gerado por meio da mistura de água, cimento e agregados, enquanto que o cimento é o pó feito de calcário e outros minerais que funciona como um agente de ligação para blocos de concreto.
Como fazer cimento queimado

O cimento queimado natural é feito com uma mistura de cimento, água e areia. Ele deve ser aplicado na superfície desejada. Ele consiste em pó de cimento sobre essa argamassa ainda fresca com uma desempenadeira. Para garantir um tom mais claro do cinza, equilibre a cor com cimento branco e pó de mármore.
Outros já preferem um serviço mais prático, por isso existe a argamassa pronta de cimento queimado, que anula a necessidade de comprar todos os componentes citados acima de forma separada. Basta aplicar o produto com uma desempenadeira de aço inox para alisar, esperar secar e se for necessário fazer uma segunda demão.
Desses dois modos, a superfície fica com o aspecto neutro, porém existe a possibilidade de fazer uma cobertura com brilho. Uma técnica simples é passar a cera regularmente, o que reduz os custos com as aplicações de resina. Para uma finalização mais duradoura, passe uma camada de resina ou verniz para ter o acabamento brilhante.
Tipos de cimento queimado

Existem diversos tipos de cimento queimado e existem tambem diversas cores que dão um charme ainda maior a este tipo de revestimento.
Confira a baixo os tipos de cimento queimado existentes para usar na sua decoração.
Cimento Queimado Polimérico Espatulado

Este revestimento é um dos mais versáteis pois é o que mais se aproxima visualmente ao cimento queimado comum esteticamente e sua ampla possibilidade de aplicação em diversos tipos de áreas.
E um revestimento 100% polimérico monolítico (sem juntas de dilatação) que pode ser aplicado sobre regularização de contrapiso ou piso sobre piso.
Piso Cimento Queimado Polimérico Rolado

Revestimento moderno e muito agradável ao toque e ligeiramente atérmico. 100% polimérico e monolítico (sem juntas de dilatação).
Tem como principal característica sua homogeneidade de coloração (poucas manchas) é um revestimento levemente emborrachado e antiderrapante. Tem o melhor custo benefício do mercado. Sua aplicação é feita em múltiplas camadas e sempre deve ser aplicado sobre regularização lixada e com aplicação de fundo primer.
Cimento Queimado Polimérico Autonivelante

Este revestimento tem como sua principal característica sua resistência mecânica e também a capacidade de nivelamento do ambiente corrigindo imperfeições do piso atual ou contrapiso, como o polimérico rolado não acentua muitas manchas. Sua aplicação é feita em uma única camada com auxílio de rodo nivelador e fura bolha, deve ser aplicado sobre o fundo primer.
Cimento queimado branco

Muito bonito e com tons mais regulares, o cimento queimado branco tem se tornado cada vez mais popular entre os arquitetos. É um material resistente e funcional, muito usado em projetos que visam boa aparência e flexibilidade unidas a um ótimo custo.
Ele é feito com a queima do cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca. Para deixar o material branco, troca-se o cimento convencional pelo cimento branco estrutural e a areia de massa pelo pó de mármore. Dessa forma, é possível obter um excelente resultado final, com um bom acabamento e estética.
O cimento queimado branco normalmente é usado em pisos, paredes, escadas e bancadas. A beleza do material permite que seja usado tanto em ambientes domésticos quanto em escritórios com design moderno.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o cubo? O Cubo é uma caixa de correio inteligente que é possível receber sua encomenda mesmo estando fora de casa.
Leia mais: