O zelador é o profissional encarregado de vigiar ou fiscalizar algum serviço no condomínio. Ele pode ser considerado o braço direito do síndico e com atribuições que vão desde a gestão administrativa até a solução de conflitos.
Ele pode passar discreto, mas é o responsável por checar cada detalhe essencial para o bem-estar e harmonia dos condôminos nas áreas comuns. Além disso, um zelador pode atuar em condomínios residenciais e comerciais, unidades escolares, universidades, escritórios e outros, seja terceirizado ou contratado diretamente.
Por ter um contato direto com os moradores e visitantes muitas vezes pode ser confundido com o porteiro ou o síndico, por trabalhar em conjunto com esses profissionais.
Nesse post você conhecerá algumas particularidades da função de zelador, confira!
Braço direito do síndico
O zelador atua diretamente junto ao síndico na resolução de conflitos, na manutenção das áreas comuns, na recepção de pessoas e encomendas, além de coordenar o trabalho dos demais funcionários e supervisionar os trabalhos de profissionais contratados para funções externas.
Quais as funções do zelador?

O zelador é o funcionário que coordena a rotina do condomínio, as funções de um zelador de condomínio são distribuídas em uma longa lista de tarefas diárias, semanais, quinzenais, mensais e até semestrais. Dessa forma, ele deve:
- Fiscalizar o uso das áreas comuns;
- Verificar o funcionamento de áreas comuns, lâmpadas, elevadores, bombas d`água;
- Recepcionar visitantes e profissionais contratados para serviços externos;
- Conferir e controlar a compra e utilização de materiais de uso e consumo do prédio.
- Verificar as manutenções preventivas;
- Verificar áreas danificadas, solicitar reparos
- Gerenciar o trabalho dos demais funcionários do condomínio (seguranças, serviços gerais, portaria)
O amigo da vizinhança
Por conhecer bem as regras de segurança ele deve estar sempre disponível para instruir moradores. Sua importância é tão grande que ele pode ser classificado como um amigo da vizinhança. Por isso, precisa ter boa comunicação com os moradores e orientá-los no que for necessário, inclusive quando houver dúvidas e reclamações.
Leia também: Som alto: veja as regras para o som em condomínio
Segurança em primeiro lugar
O zelador é o responsável por manter a segurança, promovendo reparos urgentes em áreas danificadas, bem como acionar a polícia, bombeiro, socorro médico ou consertos que envolva energia elétrica ou risco de explosão. Deverá ser calmo e prudente, tomando as decisões sem alarmar os condôminos.
O que o zelador não é?
O zelador tem uma função que pode ser confundida com a de outros profissionais, pro trabalhar em parceria com o síndico e o porteiro, entretanto, conforme vimos, sua função é bem definida e importante para o bem estar de todos os condôminos.
- O zelador não é sub-síndico;
- O zelador não é prestador de serviços especializados e complexos.
- O Zelador não é faxineiro ou jardineiro;
- O zelador não é cuidador de pets;
- O zelador não é limpador de piscina ou auxiliar de serviços gerais.
Discrição é a sua marca
Um zelador deve ser discreto, por precisar conviver em harmonia com todos os moradores, “fofocas”, críticas, queixas ou insinuações não deverão ser correspondidas por ele para não haver confusões e mal-entendidos desnecessários.

Conforme vimos o zelador é um profissional que exige capacitação para qualquer eventualidade, por ser um cargo de grande responsabilidade. Sendo um facilitador para moradores e síndico, deve ter uma postura ética, discreta, respeitosa e prestativa. Um profissional que deve ser proativo, firme e imparcial tanto na resolução de problemas quanto na realização de reparos e tomadas de decisão.
Leia também: Síndico morador ou contratado? Qual a melhor opção para o condomínio?
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.