Sua varanda pequena não é desculpa para não ter plantas ou jardim na varanda todinho seu!
Cultivar plantas e elaborar um pequeno jardim na varanda do apartamento pode trazer muitos benefícios para você: um toque de sofisticação no apartamento, maior contato com a natureza e até mesmo fonte de alimentos ou temperos para sua alimentação diária.
Os espaços pequenos já não são uma desculpa para você não ter uma área verde em seu apartamento. Hoje em dia, com as técnicas de plantio cada vez mais versáteis é possível você criar espaços tão graciosos quanto práticos, utilizando muitas vezes, materiais recicláveis e compostagem como adubo para suas plantinhas.
Com as dicas do Cubo Casa para fazer um jardim na varanda de seu apartamento você terá um espaço verde harmonioso todinho seu para inspirar seus dias e encantar à todos. Confira!
Preparando o espaço para o jardim
Você deverá escolher um espaço na sua sacada onde haja maior incidência de raios solares – por exemplo, se sua varanda estiver situada para o norte ou para o oeste, há um período maior de incidência solar. Isso torna o lugar ótimo para plantas que pedem sol pleno ou meia-sombra.
Azaleias, roseiras e suculentas adoram o sol diário. Já as violetas africanas e as begônias gostam de espaços com meia-sombra. Você pode colocá-las dispostas em vasos nas prateleiras, em armações de metal ou mesmo em vasos suspensos por ganchos instalados nas paredes, conforme sua disposição de espaço.
Ideias de Flores na Sacada para se inspirar
Vasos customizados Plantas para o sol Ganchos para pendurar vasos Painéis de Madeira Temperos Plantas altas Cactos Jardim Vertical Jardim Vertical
Vasos em Ganchos
Uma opção barata e que dá uma classe top para a sacada são os ganchos, e você pode aproveitar e colcoar vasosos simétricos, coloridos, combinar flores, temperos, e tudo mais.
As azaléias são as mais pedidas pelos amantes.

Jardim vertical na varanda
Seja com um painel de madeira, uma estrutura de metal ou bambu, um jardim vertical na varanda é a opção mais sensata para quem tem pouco espaço disponível. Você também pode estabelecer uma parede verde, fazendo o plantio de espécies trepadeiras que dão um charme singular às construções.
Assim, a circulação não fica prejudicada e você terá um espaço verde muito sofisticado. Utilize plantas como fícus, hera, planta batom, dracenas, samambaia renda portuguesa e jasmim de Madagascar são algumas espécies aconselhadas.

Jardim de cactos é uma tendência
O jardim de cactos na varanda é uma tendência para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim de apartamento, mas não quer abrir mão de ter uma plantinha em seu ambiente doméstico. As cactáceas são muito fáceis de cuidar, não demandam muitas podas, irrigações ou adubações constantes e são perfeitas para decorar os ambientes mais compactos, conferindo um ar sofisticado.
Os cactos tem uma beleza exótica e estão disponíveis em diversos tamanhos. Sobrevivem em lugares quentes e áridos, acumulando água em seus tecidos. Existem 176 gêneros e 2.275 espécies de cactos, com flores e formatos diferentes para você decorar sua varanda com elegância e praticidade.
Há o Cacto-ouriço do México, o Barba de velho nativo da América central, o Rhipsalis de flor amarela e o Mandacaru do Brasil, entre outras espécies muito fáceis de serem encontradas em qualquer horto ou mercado de plantas.

Jardim com profundidade
Para que seu jardim tenha profundidade e dimensão, crie um quadro com espécies e alturas distintas para elaborar um visual bem despojado e versátil.

Arbustos, flores, folhagens e pequenas árvores podem trazer um colorido sem par ao seu jardim. Os vasos podem ser de estilos variados posicionados de maneira assimétrica.
Jardim de temperos na varanda
Cozinhar é um prazer que vem ganhando mais adeptos desde o distanciamento e isolamento social ocasionado pela pandemia. As pessoas tem se preocupado mais com a alimentação mais saudável e com os temperos mais naturais. E então, por que não um jardim de temperos? Uma forma prática e sustentável e ter um jardim funcional em seu apartamento.
Assim, o jardim de temperos deverá ser elaborado na varanda ou próximo a uma janela, de forma que as hortaliças recebam, pelo menos, cinco horas de luz solar por dia. Cuide para que o espaço não tenha muita incidência de vento, pois algumas espécies de plantas não são muito tolerantes às ventanias.

Algumas espécies que você pode plantar sem ter muitas restrições: coentro, hortelã, alface, salsa, cebolinha, couve, rúcula, tomates-cereja e pimentão. Mantenha as plantinhas longe dos pets e de crianças para que não sejam derrubadas acidentalmente ou mesmo ingeridas.
Em primeiro lugar você deve escolher uma jardineira ou um vaso, usar terra vegetal, areia de construção e adubo. Você pode começar a montar sua estrutura usando pedrinhas ou cacos de telha no fundo da jardineira, que deverá ter alguns furinhos no fundo – isso permitirá que o excesso de água escorra com mais facilidade. Misture bem a terra a deixando bem fofa e coloque as mudas com cuidado para não machucá-las. Regue-as moderadamente, dia sim, dia não, exceto em dias chuvosos. O aconselhável é ter um vaso para cada planta, assim você poderá administrar melhor seu crescimento.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa-volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.
Leia mais: