Home ✔️ Paisagismo ✔️ Jardim inglês: Como fazer?
Compartilhe ou fale conosco!
Paisagismo

Jardim inglês: Como fazer?

Como fazer um jardim inglês
Um jardim inglês é a melhor maneira de se ter um jardim, sem o rigorismo dos jardins tradicionais.

O Jardim Inglês (cottage Garden), ou jardim de vó, como é conhecido aqui no Brasil é uma concepção criada na Inglaterra como forma de atenuar os padrões simétricos e rigorosos dos jardins europeus.

O jardim inglês tem por característica básica a valorização das formas naturais, da vegetação nativa, das curvas, formas arredondadas e de elementos materiais não necessariamente naturais, como bancos, mesas e qualquer estrutura que possa fazer com que o visitante interaja com o espaço.

O mais interessante nesse estilo de paisagismo é a bagunça harmoniosa que ele possui – as flores crescem de forma aleatória e alegre, entremeada pelos arbustos e plantas de padrões diferentes.

Nesse post daremos dicas importantes para você fazer o seu jardim inglês e poder desfrutar de um espaço tão harmonioso!

Como fazer um Jardim Inglês?
Como fazer um Jardim Inglês?

Como definir o espaço para jardim inglês

Em primeiro lugar, escolha o espaço onde seu jardim inglês será montado.  Deve ser um espaço amplo, com ventilação natural e luz solar abundantes. Quintais, varandas e lajes são perfeitos para isso, especialmente porque atuam como um regulador térmico natural.

Você deverá criar a base de seu jardim com grama ou vegetação rasteira (como é o caso do amendoim forrageiro, barba de moisés e azulzinha). Não se esqueça que, se você desejar plantar árvores e arbustos, você deverá proceder essa ação antes de plantar a grama.

Ao escolher árvores e arbustos, pense em plantas como azaléa, manacá, quaresmeira, magnólia, ipê-de-jardim: todas dão flores coloridas e delicadas (o manacá e a magnólia são perfumados inclusive). O mais importante é que essas árvores não tenham raízes espessas ou fundas que possam prejudicar seu imóvel.  

Traçando caminhos e cantinhos

Desenhe a estrutura que você quiser dar com pedras grandes (bolão/portuguesa/granito) para dar o aspecto natural – é no entorno delas que suas plantas crescerão.

Os cantinhos podem conter um banco de jardim, mesa com duas cadeiras ou um balanço: imagine aquele lugarzinho gostoso para tomar um café? Como estamos no Brasil considere uns ganchos para rede na parede – virá bem a calhar para um cochilo depois que as plantas crescerem!

Pensando no crescimento das plantas e dos arbustos, procure deixar um espaço para a manutenção das plantas. Ocasionalmente, você precisará remanejá-las, podá-las, irrigá-las e adubar e você precisará se posicionar entre elas.

Escolhendo as plantas e flores

folhagens para jardim
Folhagens para jardim

Essa é a parte mais prazerosa de todo seu projeto: a escolha das plantas e das flores. Conforme dissemos antes, o jardim inglês é uma suave confusão: deve ser divertido e que desperte a curiosidade. Assim, não prescinda de trazer plantas e flores curiosas, mas que sejam nativas de cada região, a fim de que se adaptem com mais facilidade ao clima e as condições ambientais.

Leia também ✔️  Como escolher as flores mais apropriadas para o jardim?

Dessa forma, você pode enriquecer seu jardim inglês com narcisos, jasmim, sálvia-vermelha, Maria-sem-vergonha, margaridas, lavandas, violetas e rosas.

As folhagens podem ser: costela de leão, lírio da paz, helicônias, guaimbê, estreliças, leia rubra entre outras que oferecem um verdadeiro festival de folhagens e flores nativas.   

As melhores plantas arbustivas que você pode escolher são: hibiscos, Rododendro, hortênsia, hebe, azevinho, fúcsia, berberis, laranjeira do México entre outras – todas muito floridas e que garantem um espetáculo a parte.

Alguns cuidados essenciais

A combinação básica para manter qualquer jardim bonito é composta de sol e irrigação diários adubação e poda periódicas. Em períodos de chuvas, observe como as plantas estão se comportando para que não sejam acometidas por fungos e bactérias.

Em terrenos muito acidentados ou que não teve um tratamento anterior é aconselhável que se faça uma análise de solo prévia para que sejam combinados os adubos mais indicados.

Na dúvida, terra, areia e húmus de minhoca – prepare o solo com uma mistura dos ingredientes nas seguintes proporções: 3 partes de terra, 1 parte de húmus de minhoca e 1 parte de areia – faça uma mistura homogênea e você terá a terra já rica em nutrientes para a sua planta.

Dê o seu toque pessoal!

Plaquinhas, jogos de mesinhas com cadeiras, bancos, balanços ou rede – um jardim inglês é um espaço para ser explorado, descoberto, vivido.

Como tal, você pode colocar uma estátua, um nicho ou mesmo uma fonte (caso seu jardim seja bem grande e você queira fazer um recanto todo especial) há quem combine com pequenos laguinhos com peixes ornamentais (como as carpas).

O jardim inglês deverá refletir, dentro dessa bagunça organizada, os seus gostos pessoais e como você interpreta o mundo que o cerca!

Como fazer um Jardim Inglês?
Como fazer um Jardim Inglês?

Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.

Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.