Home ✔️ Arquitetura ✔️ Fachada com muro: veja 20 ideias inspiradoras
Compartilhe ou fale conosco!
Arquitetura

Fachada com muro: veja 20 ideias inspiradoras

Fachada com muro: veja 20 ideias inspiradoras
Um muro bem feito e decorado pode dizer muito sobre quem mora no imóvel, confira!

Uma fachada com muro pode representar segurança e privacidade para seus moradores. Todo mundo já ouviu a máxima: “Sua casa é o seu castelo” e todo castelo precisa ter um bom muro para proteção.

No Brasil há uma grande preocupação em manter a casa isolada da rua e das demais casas, o que pode representar um fator de discrição e segurança, sobretudo nas grandes cidades. Entretanto, uma fachada com muro pode ser um atrativo a mais na ambientação de sua casa.

Estima-se que um muro bem construído e revestido valoriza a fachada e, consequentemente o imóvel. Você pode combinar elementos e estruturas tradicionais com revestimentos, técnicas e desenhos inovadores que garantem bem-estar visual.

Ao construir ou reformar sua casa procure pensar num projeto específico para a fachada com muro que acompanhe o estilo da sua residência e procure ficar por dentro das inovações e tendências que serão apresentadas nesse post, confira!

Muro alto de concreto simples

Muro simples

Esse tipo de fachada com muro é muito usado no Brasil. Basicamente, um muro simples de concreto, geralmente pintado na mesma cor que a fachada da casa, relativamente alto, para fins de segurança.

Muro baixo com cerca de madeira

Casa muro baixo com cerca de madeira
Casa muro baixo com cerca de madeira

Outra alternativa, da mesma maneira, o muro baixo serve como divisória entre as residências. Esse modelo foi muito utilizado nas construções entre as décadas de 1930 a 1970. Nesse modelo, com uma simpática cerca de madeira.

Tijolos com pedra

Muor de tijolos de pedra
Tijolos de pedra

Um muro simples, mas que pode ser ornamentado com pedras decorativas em alguns pontos estratégicos, o que confere um ar de sobriedade e segurança patrimonial.

Composição de plantas e pedras ornamentais

Muro com plantas e pedras
Plantas e pedras

Uma tendência muito em voga no momento atual é a composição de muros com temática natural – um muro elaborado com plantas e pedras ornamentais confere um ar mais suave à fachada.

Arquitetura verde (parede verde)

Muro com parede verde
Parede verde

Seguindo a tendência natural mais voltada para a sustentabilidade, uma parede verde, além de dar um ar luxuoso ao imóvel também refresca em 70% o interior da mesma.

A arte do grafite

Muro grafitado
Muro grafitado

A composição de muros com arte de rua tem sido uma solução frequente nas grandes cidades. As tintas usadas nessas composições são duráveis e as artes são personalizadas ao gosto do morador pelo artista contratado.

Fachada moderna vidro âmbar

Fachada moderna de vidro ambar
Fachada moderna

Esse tipo de composição leva em conta diversos elementos: luz indireta em led, trabalhadas geralmente em vidro fumê ou âmbar, cores em tons pasteis.

Leia também ✔️  Fachada Glazing: 8 vantagens do sistema estrutural

Fachada minimalista

Fachada minimalista
Fachada minimalista

Outra tendencia muito forte atualmente é a menor quantidade de elementos possível na frente de casa, conferindo um ar minimalista e simples.

Revestimentos em tons terrosos

Fachada em tons terrosos
Fachada em tons terrosos

Esse muro composto em tons terrosos usa elementos como pedras decorativas em tom marrom e ferro, o que remete uma aura de rigidez e respeitabilidade.

Muro com detalhes vazados

Muro de detalhes vazados
Muro de detalhes vazados

Esse tipo de edificação externa proporciona uma certa leveza em relação aos muros convencionais. Geralmente são constituídos de duas vigas laterais e grades em alumínio ou em tons claros.

Muro de vidro temperado

Muro com vidro temperado branco
Muro com vidro temperado

Nada mais leve e clean do que um muro em vidro temperado. Transparência e fluidez, num design inovador. Seja no vidro branco, verde ou azul esse tipo de construção é um descanso para os olhos.

Muro de vidro temperado em cores escuras

Muro com vidro temperado escuro
Vidro temperado escuro

Da mesma forma, o muro de vidro em cores mais escuras oferece um ar sofisticado e luxuoso. Os vidros temperados para áreas externas podem ser um pouco mais caros do que os demais projetos, mas proporciona maior satisfação a longo prazo.

Muro de concreto ecológico e sustentável

Muro de concreto ecologico
Muro de concreto ecologico

A tendência ecológica veio para ficar e, por isso, não é incomum hoje em dia vermos muros feitos de materiais recicláveis como pneus e garrafas pet. Preservação do meio ambiente é uma preocupação real.

Cimento queimado

Muro de cimento queimado
Muro de cimento queimado

Fachadas com muro em cimento queimado são muito mais práticas e mais baratas do que os modelos anteriores. Com a iluminação e ornamentação corretas confere um ar sofisticado ao imóvel.

Muro de grades e portão

Outro modelo muito comum nas grandes cidades brasileiras é o clássico muro alto com grades e portão. As grades proporcionam uma visão geral da fachada do imóvel, além de sua durabilidade e resistência se bem cuidadas.

Muro com portão em aço

Outra tendência dos tempos atuais é a confecção de muros com portões em aço. Resistentes e duráveis são perfeitos para construções altas ou baixas que necessitem de maior segurança.

Muro em pedras claras

Uma construção que confere muita leveza à fachada dos imóveis. Uma fachada com pedras claras, portão em alumínio branco e iluminação led noturna pode representar um glamour ao imóvel.

Muro revestido de tijolo Cobogó

Muro estilo Cobogo
Muro estilo Cobogo

Um muro de formas suaves, seguindo a estilística de 1920, o cobogó surge na cidade de Recife-PE como uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira como divisórias para o interior das casas. Uma peça delicada e romântica.

Leia também ✔️  Quais as melhores plantas para muro verde?

Muro de pedras rústico

Muro de pedra rústico
Muro de pedra rústico

Seguindo o padrão de arquitetura inglesa e escocesa, um muro de pedras irregulares oferece um ar rústico e ao mesmo , solidez e tradição. Perfeitos para espaços naturais, a ser composto com plantas e outros elementos.

Muro trabalhado em vasos

Outro modelo de pegada ecológica é o muro trabalhado em vasos de concreto ou cerâmica. Visualmente encantadores, podem receber plantas ornamentais coloridas, que são um presente diário para quem passar pela sua calçada.

Agora que você já conhece os principais tipos de fachadas com muros, siga o blog do Cubo Casa para mais conteúdos como esse!