As plantas são organismos sensíveis e que tal como os seres humanos necessitam de cuidados especiais durante o verão. Confira algumas dicas importantes no Cubo Casa!
O verão está chegando e suas plantas merecem toda a atenção. A época mais quente do ano é a oportunidade perfeita para cuidar de suas plantas para que elas possam esbanjar vitalidade ao longo do ano e permanecerem viçosas e verdinhas ao longo do ano.
O Cubo Casa tem 5 dicas imprescindíveis para você cuidar de suas plantas durante o verão, confira!
Aguar as plantas, só à noite

Aguar as plantas é um dos cuidados mais importantes com as plantas durante o verão. Tal como nós, as plantas carecem de hidratação constante.
Porém, se aguadas durante o dia, com ação dos raios solares, elas podem ficar murchas e com as folhas queimadas.
Aguando as plantas no período noturno, além de aproveitarem ao máximo e manterem o viço, você ainda terá um ambiente externo mais fresco nos arredores da casa, uma vez que as plantas liberam oxigênio no período noturno.
Atenção para o verão chuvoso: use as mãos para verificar se a terra está úmida e se estiver não é necessária uma segunda irrigação.
Atenção para as pragas

O verão é uma época muito prolífera para o aparecimento de pragas e doenças nas plantas, por essa razão, observe se as folhas estão ficando com aspecto envelhecido, tal como uma ferrugem.
Caso isso ocorra, será necessário que haja um remanejamento ou isolamento das demais plantas da planta doente para um lugar mais arejado assim como o uso de outras plantas que possam favorecer as plantas doentes, como por exemplo: como alho e pimenta para repelir insetos, cítricos para combater pulgões, coentro para ácaros e pulgões, camomila contra fungos e cebolas para cochonilhas, pulgões e lagartas, entre outras. Evite defensivos agrícolas e opte pela remoção da planta doente, caso não haja um tratamento natural e orgânico.
Essa também é a época perfeita para adubar e fertilizar as plantas, portanto, opte por adubos e fertilizantes orgânicos provenientes de compostagem caseira (lixo orgânico).
Podas de galhos secos

Os galhos secos podem e devem ser aparados durante o verão. Os galhos secos impedem a circulação de nutrientes pela planta, bem como a passagem de ar pela terra.
Apesar de ser tentador não faça a poda completa nesse período – com o clima muito quente e seco, as plantas precisam dos galhos verdes para se alimentarem e se houver uma poda radical elas não terão como se alimentar e assim, morrerão.
As podas mais radicais das plantas podem ser feitas apenas depois de 3 meses, ou seja, durante o outono.
Poda da grama

O verão costuma ser chuvoso no Brasil – e as gramas crescem bastante nessas condições de sol forte, calor e chuvas ocasionais. Para que fiquem sempre verdinhas e componham um jardim bem cuidado, é muito importante que ela seja aparada com frequência, observando seu crescimento.
Cuidado com as espécies mais sensíveis

O cuidado com as plantas durante o verão deve ser estendido às plantas mais sensíveis ao calor e a maior incidência de luz solar.
As flores, como begônias, amor-perfeito, antúrio e hortênsias não gostam de sol, para essas, selecione um lugar com baixa luminosidade e sombra, em vasos de cerâmica ou barro para melhor umidificação do solo. Procure borrifar água nas folhas para melhor hidratação.

Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.