Uma academia no condomínio pode ser uma excelente oportunidade de interação entre os condôminos, um lazer e uma oportunidade de ampliar as vantagens oferecidas.
Salas de ginástica em condomínios têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores.
Em busca de bem-estar, comodidade e segurança, muitos condomínios estão optando por oferecer estrutura de academia em suas dependências e muitos ainda tem duvidas de como montar. Entretanto, ao instalar uma academia em um condomínio é preciso levar em consideração algumas observações, principalmente, na compra dos equipamentos e na escolha do espaço onde funcionará a academia.
Neste post você terá as informações necessárias tanto para implantar uma academia em um condomínio quanto para frequentar uma e como está comodidade ajuda a valorizar os ímoveis.
Vantagens de ter uma academia em um condomínio
- Relações interpessoais entre os moradores;
- Maior autoestima,
- Equilíbrio entre atividade pessoal e profissional
- Combate ao stress, a obesidade e o sedentarismo
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Promoção de um estilo de vida mais saudável,
- Impacto positivo na alimentação nos hábitos saudáveis de crianças, jovens e idosos;
- Programas desportivos que favoreçam a interação para todas as idades;
- Mais comodidade, segurança e economia de tempo e dinheiro
Diante de tantas vantagens, implementar uma academia em um condomínio pode representar maior qualidade de vida e até mesmo a valorização de um imóvel. Confira agora alguns detalhes para a implantação de academia em condomínios.
Como instalar uma academia em um condomínio?
A instalação de uma academia em um condomínio deverá partir da vontade da maioria dos condôminos em assembleia.
Para que o projeto seja aprovado por unanimidade o ideal é que a administração apresente um ou dois planejamentos que ofereçam vantagens e boa relação custo-benefício.
Empresas consolidadas no mercado
Depois do projeto aprovado, o condomínio tem algumas opções para montar uma academia:
- Contratar um profissional de engenharia e educação física para a escolha item a item do espaço-físico, aparelhagem e equipamentos de segurança
- Contratar uma empresa especializada nesse tipo de implantação
- Entrar em contato com uma franquia de academias e verificar os custos de implementação e apresentar novamente em assembleia para que seja aprovado
A primeira opção é válida caso sejam contratados profissionais experientes nessa função, cada um em sua especificidade, orientando na escolha do espaço físico e adaptação (tal como barras de segurança, portas corta-fogo, saídas de emergência, ar condicionado central, entre outros). O profissional de educação física ficará responsável em escolher os equipamentos que realmente serão usados de forma a evitar o desperdício.
Ao contratar uma empresa especializada nesse tipo de implementação vale lembrar dos custos adicionais de implementação. Possíveis modificações na estrutura do condomínio, vistorias, impostos extras poderão fazer parte desse processo.
Já no terceiro caso, mais prático, ao contratar uma franquia de academias, o condomínio não precisa se preocupar muito com a parte operacional da montagem, dessa forma, mediante a contrato para a utilização do local, o responsável legal pela franquia da academia ficará responsável por todas as obras de implementação, montagem do espaço físico bem como a cobrança das taxas de uso para os condôminos. Neste caso, o condomínio terceiriza a cobrança, ou seja, a mensalidade fica totalmente a critério da franquia.
Observação importante: Nos condomínios localizados no estado do Rio de Janeiro, é necessário que o condomínio atenda à legislação estadual: a lei estadual 8070/2018 exige que condomínios tenham um profissional de educação física cadastrado como responsável técnico junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF1). Caso a lei não seja atendida, a multa é de 1.000 UFIRs/RJ, ou cerca de R$ 3.400,00.
Como elaborar um projeto?
No projeto deverão estar listadas as informações relevantes do condomínio, tais como:
- A quantidade de unidades habitacionais,
- Número médio de moradores,
- A arquitetura do espaço;
- Os tipos de equipamentos e sua quantidade,
- A distância entre os equipamentos ( variando de 40 cm a 1 m),
- Os equipamentos acessórios;
- Espelhos, decoração;
- Barras de segurança, pisos antiderrapantes, vidros temperados;
- Aparelho de som, isolamento acústico, bebedouro;
- Chuveiros, sanitários, vestiários.
Esse inventário presente no projeto, o síndico deverá colher orçamentos e projetos em 3D.
Nesta fase também será necessário averiguar a saúde financeira e estrutural do condomínio.
Ao solicitar os orçamentos é importante mencionar os equipamentos essenciais para a academia: esteira, bicicleta ergométricas, steps, conjunto de aparelhos de musculação, espaldar de madeira, kit elástico, conjunto de halteres emborrachado com os suportes, colchonetes emborrachados, bancos reguláveis, fita de suspensão entre outros.
Manutenção diária e periódica dos equipamentos
Recomenda-se que a manutenção nos equipamentos e a limpeza do espaço físico seja feita diariamente. Essa manutenção diária é imprescindível para assegurar maior durabilidade aos equipamentos e garantir a salubridade do local.
Durante o período da garantia, o fabricante dá a orientação necessária para a manutenção preventiva. Após esse período o mais aconselhável é que o condomínio contrate uma empresa especializada para realizá-las.
Academias em condomínios de alto padrão
As academias tem maior aceitação em condomínios de médio e alto padrão. Inclusive, nestes empreendimentos elas se tornam verdadeiros health centers que combinam outros serviços e técnicas para além das atividades físicas e desportivas, veja alguns serviços disponíveis:
- Shiatsu, massagem;
- Pilates;
- Danças;
- Treino funcional
- Spinning
- Judô, Jiu Jitsu, Muay Thai, Box Tailandês;
- Hidroterapia,
- Natação, Hidroginástica, squash;
- Esportes de equipes: futebol, futsal, vôlei, handebol e basquete.
Vale lembrar que essas atividades deverão estar sempre coordenadas e acompanhadas por profissionais autorizados de Educação Física com registro no CREF – Conselho Regional de Educação Física.
Saiba mais:
- Solução de armário Inteligente para condomínios e prédios
- Acessibilidade para idosos e deficientes: o que pode ser adaptado em seu condomínio
- 3 tipos de portões automáticos para residências e condomínios
- Quintal pequeno: dicas de como organizar e decorar seu ambiente
Maior liberdade com o Cubo
Na hora de implantar uma academia em um condomínio, considere a possibilidade de instalar armários inteligentes para maior comodidade e segurança dos condôminos.
Acessado remotamente, sem necessidade de chaves ou cadeados, o Cubo oferece comodidade e segurança em apenas dois cliques.
Tudo prático, rápido e ao toque de seus dedos.
Seja para as academias quanto para a automação residencial, com o Cubo você tem acesso remoto via APP de qualquer lugar do mundo, ou seja, em dois cliques você acessa o Cubo, libera a caixa e recebe sua encomenda, podendo ver tudo pela câmera (opcional) e se comunicar com o entregador.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.