Home ✔️ Dicas ✔️ Como armazenar o lixo de forma organizada
Compartilhe ou fale conosco!
Dicas

Como armazenar o lixo de forma organizada

Como armazenar o lixo de forma organizada
O problema de armazenar o lixo corretamente é uma dúvida comum entre nossos leitores? O Cubo dá dicas importantes de como descartar de forma organizada, confira!

Armazenar o lixo produzido por casas e prédios vem sendo a preocupação principal de vários moradores e funcionários. Entre as dificuldades centrais estão a organização dos espaços e o consenso sobre a coleta seletiva.

Nosso dia a dia é tão corrido que mal nos damos conta da quantidade de lixo que produzimos.

O Brasil aumentou a produção de lixo em 12,4 milhões de toneladas no período de nove anos, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A produção de lixo saltou de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões de toneladas em 2019. Estima-se ainda que, por causa do isolamento/ distanciamento social durante os dois últimos anos de pandemia de Covid-19, o país tenha produzido cerca de 4%, com uma média de 1,07 kg/hab/dia.  

Os dados assustam. Porém, ainda podemos fazer nossa parte na organização e armazenamento do lixo, basta seguir regras simples como:

Separar o lixo orgânico do lixo reciclável

Para que o armazenamento seja feito de forma adequada, resíduos recicláveis não devem ser descartados com os resíduos orgânicos. Uma boa destinação para os resíduos orgânicos produzidos por residências – geralmente relativos a cascas de legumes, frutas e descarte de alimentos – é a caixa de compostagem.

Ideal para fazer adubo orgânico para pequenas hortas e pomares, a composteira é uma forma prática e barata de se reaproveitar o lixo orgânico de maneira sustentável, garantindo alimentos saudáveis e equilíbrio biológico.

Basta ter um espaço reservado com uma caixa de resina com tampa e um onde todos os resíduos orgânicos são colocados e cobertos com serragem e areia a cada nova camada de lixo orgânico, bem como folhas de árvores secas. Desse composto sairá um caldo que deverá ser colocado na terra em que será cultivada a horta, o pomar, o jardim, enfim.

Leia também: Coleta seletiva de lixo em condomínios – o que você precisa saber?

Organizar o lixo reciclável em caixas apropriadas

Coleta seletiva de lixo em condomínios - o que você precisa saber?

Ao colocar o lixo nas caixas apropriadas, o descarte se torna mais prático, poupando tempo e acidentes aos catadores e profissionais que tenham acesso ao lixo. Por isso, sempre considere o uso de caixas organizadoras:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Preto: madeira
  • Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos dos serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geral não reciclável
Leia também ✔️  Manutenção predial: 5 serviços obrigatórios

Armazenamento correto para os resíduos recicláveis

Você poderá entrar em contato com cooperativas de catadores ou mesmo organizar os elementos e levar até a central de catadores mais próxima. Os resíduos recicláveis devem ser lavados e secados antes de armazenar.

Papéis devem estar secos e não podem ser amassados, somente dobrados. Atenção redobrada para os resíduos de vidro, sobretudo os quebrados, que deverão devem ser colocados em embalagens de plástico ou caixas para evitar acidentes.

Leia também: Síndico morador ou contratado? Qual a melhor opção para o condomínio?

Separe pilhas e baterias em uma caixa

Você sabia que as pilhas e baterias são altamente tóxicas, contendo compostos químicos radioativos que podem envenenar os lençóis freáticos? Pois então, nunca descarte pilhas e baterias no lixo comum.

Você deve armazenar as baterias e pilhas em caixas forradas com jornal e descartadas em locais destinados para tal. Em alguns shoppings você encontra postos de coleta apropriados.

Descarte de óleo de soja usado

Você sabia que o certo é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta e não o jogar na pia ou no vaso sanitário? Apesar de parecer inofensivo é um elemento contaminante de rios e mares.

Estima-se que um litro de óleo descartado no ralo da pia possa poluir um milhão de litros de água potável. É a soma equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

O óleo de cozinha quando descartado na pia acumula resíduos sólidos no encanamento e retendo sujeiras, entupindo a rede de esgoto e o fluxo de água, o que ocasiona graves problemas de higiene e mesmo gastos com a limpeza da caixa de gordura.

Como vocês podem ver, o armazenamento e descarte de lixo pode ser realizado de forma organizada. O ideal é que todos os condôminos e gestores do condomínio estejam de comum acordo na hora de decidir os espaços e as melhores formas de armazenar os resíduos.

O lixo que produzimos e descartamos também é nossa responsabilidade!

descarte de lixo
Como armazenar o lixo de forma organizada

Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.

Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.

Leia também ✔️  Qual o papel do zelador do condomínio?