Home ✔️ Automação Residencial ✔️ Cinco tecnologias de automação residencial que você precisa ter em casa
Automação Residencial

Cinco tecnologias de automação residencial que você precisa ter em casa

Cinco tecnologias de automação residencial que você precisa ter em casa
Quer tornar sua casa mais inteligente? Acompanhe essa matéria!

As tecnologias de automação residencial – também conhecidas como smart homes – nunca estiveram tão em alta como ultimamente. É a IoT – Internet of Things, ou Internet das Coisas – que assume lugar definitivo em nosso cotidiano.

Uma smart home é a integração de dispositivos e tecnologias capazes de garantir maior controle, segurança, conforto e automação para as residências.

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar em dispositivos de interfaces interativas com fácil acesso pelo app de qualquer aparelho com android e IOS. Esses dispositivos inteligentes possuem diversas funções úteis ao dia a dia.

Quais as vantagens de se ter uma casa inteligente?

automação residencial
Automação residencial – Presente em todos os momentos

Segundo dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), o Brasil tinha entre 1,4 milhão e 3,2 milhões de casas inteligentes em 2020. E é natural esse interesse por simplificar as ações cotidianas através de tecnologias que ofereçam maior segurança, automação e controle residencial.

  • Segurança;
  • Conforto;
  • Comodidade
  • Personalização;
  • Acessibilidade;
  • Dispositivos intuitivos;
  • Economia de energia;
  • Sustentabilidade

Comando de voz para acender as luzes ou aparelhos eletroeletrônicos, abrir as portas através de sensores, receber visitas de maneira virtual, controlar os eletrodomésticos pelo smartphone e um robô que limpa a casa só era possível nos filmes futuristas ou no desenho dos Jetsons.

Conheça agora as cinco tecnologias de automação residencial mais famosas no Brasil e que você precisa ter na sua casa:

Assistentes virtuais

Assistente virtual-Alexa, da Amazon
Assistente virtual-Alexa, da Amazon

No topo da wishlist de quem quer ter uma smart home estão os assistentes virtuais. Atualmente há diversos tipos sendo os mais famosos a Alexa, da empresa Amazon e a Siri, da Apple.

Basicamente, a assistente virtual conta com microfones que ficam 24h por dia esperando comandos de voz. Com esses comandos é possível realizar operações simples como abrir e fechar portas, ligar ou desligar dispositivos eletrônicos, escolher um canal na televisão ou mesmo fazer uma pesquisa na internet.

Inclusive hoje em dia há assistentes virtuais voltados para terapias psicológicas como a assistente virtual Cora e o Vitalk, os quais estão disponíveis a qualquer momento do dia ou da noite e auxiliam os usuários a entender o que sentem e buscar formas para alcançarem o bem-estar. Isso se torna possível através de mensagens de texto em tom amigável, com emojis, imagens e vídeos.

Câmeras Inteligentes

camera-inteligente-tecnologias-de-automacao-residencial
camera-inteligente-tecnologias-de-automacao-residencial

As câmeras inteligentes de segurança instaladas em sua casa podem ser monitoradas através de aplicativos em seu smartphone ou tablet. Mais do que isso, elas podem também registar tudo o que está acontecendo nas proximidades da residência e manter esses registros gravados.

Leia também ✔️  Sonoff o que é e como ele te ajuda na automação da sua casa

Leia também: Como escolher um sistema de câmeras para segurança residencial

Fechaduras biométricas

Fechadura biometrica-tecnologias de automacao residencial
Fechadura biometrica-tecnologias de automacao residencial

São fechaduras inteligentes que abrem as portas de casa por meio do reconhecimento por biometria. Um aparelho cujo funcionamento consiste em ler as digitais das pessoas cadastradas para, dessa forma, liberar ou bloquear a sua entrada em um lugar. Em alguns modelos de fechadura, até 100 tags podem ser cadastradas. Um sistema tão eficiente quanto seguro, não sendo possível burlar como numa fechadura de senha, por exemplo.

Leia também: Fechadura inteligente: O que é e como funciona

Iluminação e climatização inteligentes

iluminação inteligente
iluminação inteligente

Outra atribuição das tecnologias de automação é o controle de iluminação e climatização inteligentes. Por meio desses dispositivos se torna possível controlar a distância a intensidade da iluminação e a climatização mais agradável no interior das residências, o que proporciona bem-estar e economia de energia elétrica a longo prazo.

Leia também: Lâmpadas inteligentes! Opções para começar sua smart home

Consumo Consciente

sustentabilidade - automação residencial
Sustentabilidade – automação residencial

Essas tecnologias também tem por objetivo promover a sustentabilidade. Atualmente é possível encontrar tecnologias assertivas para a redução do consumo de energia e de água. Este dispositivo pode identificar os pontos de maior consumo na casa, possibilitando o uso mais consciente e racional dos recursos.

Embora as tecnologias de automação residencial já existam há alguns anos, atualmente sua utilização está mais integrada e, por meio de um único aplicativo ou sistema integrado é possível controlar diversas partes da casa, sem a necessidade de ter um dispositivo para cada ação. Ou seja, com um mesmo aplicativo você pode usar para abrir portas, colocar a cafeteira para fazer um café e ligar o ar condicionado. Tudo isso no toque de um botão, com segurança e comodidade.


Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.

Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.

Conheça o Cubo