Home ✔️ Decoração ✔️ 10 plantas para quintal com meia-sombra e pouco sol
Compartilhe ou fale conosco!
Decoração Paisagismo

10 plantas para quintal com meia-sombra e pouco sol

10 plantas para quintal com meia-sombra e pouco sol
Confira dicas de plantas de sombra para quintais e varandas que tornam o ambiente mais harmonioso.

Para muitas pessoas, uma casa só está completa se existir alguma planta. As plantas trazem benefícios para sua saúde mental e física.

Quando você dedica tempo e cuidado às suas plantinhas, você também receberá benefícios que vão além de deixar seu espaço mais bonito, verde e tranquilo. Isso porque as plantas também aliviam o estresse!

Mas existem plantas que são da sombra, por isso nós do Cubo Casa elaboramos esse conteúdo com as 10 plantas para quintal com muita sombra e pouco sol.

Elas são perfeitas para compor lindos ambientes nos imóveis que recebem pouca luz do sol. Além disso, muitas podem ficar totalmente longe do calor do astro-rei sem perderem a beleza e a saúde. Desde que, claro, sejam bem cuidadas.

Servem também como item de decoração para áreas internas de apartamentos, contando com folhagens, espécies floridas e pendentes para dar ao lar um toque de verde.

Pata de elefante

Pata de Elefante

Vale dizer que a pata de elefante é uma espécie que não necessita de tantos cuidados, uma vez que pode sobreviver em situações extremas. O que pode ser prejudicial a ela é a rega em excesso.

Para que a pata-de-elefante esteja sempre bonita, é necessário manter uma irrigação moderada, já que ela prefere o solo mais seco do que úmido. Por ser uma planta que exige poucos cuidados, você não precisa se preocupar em realizar podas e a adubação pode ser feita a cada dois meses.

Espada-de-são-jorge

Espada-de-sao-jorge

Africana de origem, a espada de são jorge cabe em qualquer estilo e lugar. Reza a lenda, ainda traz proteção para a casa.

A Espada-de-São-Jorge é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias. Suas propriedades permitem que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo. Esse efeito auxilia na purificação dos cômodos da casa.

Flor de cera

Flor de Cera

Com certa semelhança às orquídeas, a flor de cera é uma planta exótica e muito utilizada em ornamentação por conta de sua beleza, sendo ideal para um jardim vertical. Seu nome científico é Hoya carnosa, e ela é uma planta perene, ou seja, tem um ciclo longo de vida. O seu florescimento vai da primavera ao outono e necessita de pouca incidência solar para sobreviver. No verão, a rega precisa ser regular enquanto no inverno, quase suspensa.

Leia também ✔️  5 principais ideias de decoração para um quintal dos sonhos

Cacto macarrão

Cacto macarrão

Apesar do nome, essa planta se trata de uma suculenta, portanto, não tem espinhos e possui ramos bifurcados que lembram fios de espaguetes. Como todas as espécies de suculentas e cactos, não demanda rega frequente e resiste bem ao vento e meia sombra, podendo ser plantado em áreas externas como quintais e varandas. Floresce do final do inverno ao início da primavera, com flores delicadas de tonalidades brancas e rosadas. Depois de florir, os botões são substituídos por frutinhos que são mais ornamentais que as próprias flores e os passarinhos adoram.

Maranta

Maranta

Ela gosta de solo com bastante matéria orgânica e bem drenado. Perfeita para jardins e ambientes com meia-sombra, ela precisa de irrigações constantes. Como a maranta gosta de ambientes com clima tropical, prefira cultivá-la em um espaço arejado. No entanto, não a coloque em contato direto com a luz solar. Com o excesso de luminosidades, as folhas podem ficar queimadas e perder sua coloração natural. Prefira deixar sua maranta em ambientes com sombra.

Clívia

Clivia

Originária da África do Sul, é cultivada em canteiros ou vasos, à meia-sombra, tendo um florescimento abundante em regiões de altitude e de clima ameno.

Prefere clima ameno e solo úmido, preparado com partes iguais de terra e composto orgânico. Ao regar sua clívia, evite deixar água parada no “olho” da planta: regas excessivas causam manchas amarelas nas folhas e podem levar ao apodrecimento das raízes.

Lírio-da-paz

Lírio-da-paz

Suas folhas não aguentam a incidência direta de sol, por isso, ela é uma boa opção para ser decorar ambientes internos ou externos como quintais pouco iluminados. Cultive-a em vasos ou junto a muros.

Apesar de o cultivo ser bem prático, é importante prestar atenção na quantidade de água adicionada no solo ou no vaso, algo que também faz parte de como cuidar do lírio-da-paz. O ideal é regar o solo apenas quando ele estiver bem seco, sempre usando pouca água. O excesso de água pode apodrecer a raiz e matar a planta.

Pacová

Pacová

Ela não gosta de sol direto e se contenta ambientes bem luminosidade com sombra ou meia-sombra . É ideal para áreas internas e varandas que não recebem muito sol. Regue moderadamente, deixando o solo levemente seco entre uma rega e outra. O pacová não suporta muito bem o frio, então o clima da região deve ser preferencialmente quente.

Leia também ✔️  Ideias de decoração de natal para quintal e fachadas

Pleomele

Pleomele

Apesar de ser uma planta tropical, a pleomele prefere luz indireta ou meia-sombra. Precisa que o solo seja bem drenado. Quando colocadas em um ambiente com ar condicionado, a Pleomele pode ter suas folhas ressecadas. Para que isso não ocorra, use um spray de água diretamente nas folhas pelo menos uma vez por semana.

Peperômia

Peperômia

Com folhagem pendente e ornamental, é ótima para o plantio em em jardineiras, vasos suspensos ou jardins verticais.

A peperomia prefere locais de meia-sombra, que sejam bem iluminados. Evite colocá-la em espaços que recebem luz solar direta, pois, nestas condições, perdem a coloração das folhas. As regas variam de uma a duas vezes por semana, dependendo das condições climáticas da região.


Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.

Já conhece o cubo? O Cubo é uma caixa de correio inteligente que é possível receber sua encomenda mesmo estando fora de casa.

Leia mais: